domingo, 15 de dezembro de 2013

Tecnologia Assistiva na educação

O mundo vive um período de evolução tecnológica impar, há as mais diversas possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos e em campos variados. Na saúde é possível deparar-se com os avanços dos aparelhos tecnológicos para diagnóstico, exames e cirurgias, a engenheira utiliza os mais sofisticados recursos computacionais para construção e infraestrutura, a indústria de base tornou-se quase toda automatiza e até o ramo agrícola está integrado com as tecnologias para produção de alimento.

A educação, um campo que permeia todas as outras áreas do saber, está também se adequando a este novo patamar da era digital. A utilização destes recursos faz parte tanto do aprendizado dos alunos, quanto da formação e atuação dos professores. Contudo, diferente de outras áreas, onde a tecnologia se integrou definitivamente na prática profissional, na educação há diversidade de perspectiva. Isso de acordo com a região, o tipo de formação profissional, os recursos das instituições, a ação ou concretização das políticas públicas.

Entretanto, há uma área do conhecimento que tem tornado a adesão ao mundo digital mais presente e necessário na educação, a tecnologia assistiva. Este campo tem como objetivo promover a acessibilidade, a partir do desenvolvimento ou da adequação de recursos, objetos ou estratégias que favoreçam a autonomia formativa e educacional de pessoas que apresentam alguma necessidade especial.

Claro que a tecnologia assistiva não está ligada apenas a educação, esta atua para inclusão plena da pessoa com necessidade especial no aspecto educacional, laborativo, social, no esporte, e onde mais se faça necessário a implementação de soluções de adaptabilidade. Mas, especificamente na educação, está se torna mais imprescindível, afinal é neste campo que se desenvolverá conhecimentos, habilidades e competências essenciais para todas as áreas da vida destas pessoas.

Também a tecnologia assistiva não diz respeito apenas ao uso das TIC’s (tecnologia da informação e comunicação). Pelo contrário, recursos simples como a adequação de uso de lápis ou caneta, usando material como epóxi ou fita adesiva, para facilitar o pegar e pressão, ou uma prancheta para fixar o papel para leitura, e muitas outras possibilidades adaptativas que vise a funcionalidade do uso do material didático, são considerados tecnologia assistiva.

Contudo, no campo digital e no uso das TIC’s é onde tem havido um significativo desenvolvimento de recursos e estratégias para objetivar a independência nos estudos, bem como para uma formação profissional de qualidade, que habilite estes sujeitos para o mercado de trabalho e uma melhor qualidade de vida em sentido pleno.

Estes recursos tronam-se possíveis a partir das adaptações de hardware e software para tornar a máquina e os programas adequados às limitações e necessidades educacionais apresentadas, e que dê condições para a plena inclusão. Entre os produtos e serviços destaca-se leitores de texto, aparelhos para controlar remotamente o ambiente, colocação de legenda, dentre outros.

Com esta instrumentalização da máquina e dos programas torna mais viável o uso do computador, como das tecnologias móveis, para o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a comunicação, o acesso a material de estudo, a execução de atividades didáticas, a atividade em rede e construções colaborativas.

Sem dúvida é um grande espectro de possibilidades e que a cada dia se amplia, no sentido de tornar o processo de inclusão, mais que um discurso politicamente correto, mas uma prática efetiva, que deixa sua marcar e dá frutos de independência e efetiva qualidade de aprendizagem e formação.

Com isso, tem, sem dúvida, um papel importante no sentido de diminuir as diferenças e desigualdades sofridas pelas pessoas com necessidades especiais, colaborando não só na educação, mas também para quebrar as barreiras das limitações e do preconceito ao disponibilizar oportunidades de acesso.

Este é um tema bem instigante e que merece ser melhor conhecido e explorado, para tanto está disponibilizado abaixo dois artigos importantes para o entendimento da temática. Bem como, ao lado no início do blog encontra-se o link para acesso ao site do Prof. Dr. Teófilo Galvão Filho um dos mais renomados teóricos da área de tecnologia assistiva, e que também atua de maneira ativa e engajada nesta área. Neste site é possível encontrar artigos, livros, notícias relacionadas a educação inclusiva e tecnologia assistiva. Vale a pena consultar! Com carinho, Cássia.
                                                                               



Acredito que será muito mais fácil ocorrer
a inclusão, quando se descobrir que é possível se relacionar com igualdade e respeito em meio as diferenças e diversidades. Cássia.






Referências para consulta no comentário 1.

 


Um comentário:


  1. GALVÃO FILHO, Teófilo Alves; DAMASCENO, Luciana Lopes.
    Tecnologia Assistiva em ambiente computacional: Recursos para autonomia e inclusão sócio-digital da pessoa com deficiência. Programa InfoEsp: Premio Reina Sofia 2007 de Rehabilitación y de Integración. In: Boletín del Real Patronato Sobre Discapacidad, Ministerio de Educación, Política Social y Deporte, Madri, Espanha. n. 63, p. 14-23, ISSN: 1696-0998, abril/2008.

    http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/Tecnologia_Assistiva_em_Ambiente_Computacional.pdf.

    - GALVÃO FILHO, T. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de
    inclusão social do aluno com necessidades especiais? In: Anais do III Congresso
    Ibero-Americano de Informática na Educação Especial, Fortaleza, MEC, 2002.
    http://www.galvaofilho.net/comunica.pdf.

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