domingo, 10 de novembro de 2013

WEB 2.0 e EaD: Potencial educativo em ação

Amigos é preciso ao iniciar a nossa discussão ressaltar que a educação é um desafio, pois não basta conhecer determinado assunto ou simplesmente falar sobre ele, é preciso o domínio de técnicas, para favorecer o processo de ensino-aprendizagem, de acordo com as demandas que cada momento histórico, tipo de público, temática e outros fatores irão determinar.

Neste sentido, a tecnologia sempre fez parte do processo educacional, desde o uso do mimeógrafo ou retroprojetor, às técnicas atuais de comunicação e interação que denotam um espectro amplo de possibilidades de aplicação. Necessita, contudo, de adaptação nas instituições de ensino, formação dos professores e suporte aos alunos, para poder ter uma atuação de qualidade com uma realidade que, a cada dia, torna-se mais rápida e complexa.

Isso porque a educação, que é influenciada sócio-culturalmente, não poderia ficar alheia às inovações tecnológicas que adentram a vida das pessoas. Passa-se a perceber a interface essencial entre – tecnologia, comunicação e educação, havendo mudança na prática pedagógica e didática educacional. Na vanguarda contemporânea desta nova visão educacional, temos o avanço da educação à distância, comumente denominada de EAD.

A Educação à distância é uma modalidade educacional, na qual o aluno e o professor estarão separados fisicamente e terá, essencialmente, a interface da tecnologia computacional na sua prática, o que a distingue do ensino presencial.
 

As atividades podem ocorrer de maneira síncrona, quando professores e alunos, ainda que separados com relação ao espaço, estão conectados simultaneamente em tempo real. Ou poderão ser assíncronas quando professores e alunos estarão separados tanto no espaço quanto no tempo.

Com se percebe a EaD traz a novidade da separação espacial e temporal entre professores e alunos, o que possibilita a manipulação dos mesmos em favor da educação e de acordo com as necessidades do aluno, que poderá estudar quando e onde puder.

A modalidade de educação à distância pode ser utilizada de diversas formas, como em cursos de aperfeiçoamento, educação fundamental e básica. Mas, essencialmente, no Brasil ela tem sido usada na Educação Superior, em cursos de Graduação e na Pós-graduação, favorecendo o acesso para pessoas que tenham dificuldade de cursar uma formação presencial.

Contudo, para que a EaD pudesse ter o seu potencial de atuação ampliado, foi essencial o desenvolvimento de recursos e tecnologias interativas. Especialmente, o advento da WEB 2.0 que permitiu não só o acesso à informação, mas uma interatividade efetiva com os conteúdos, bem como entre os sujeitos, via internet.

O conceito de WEB 2.0 surge em 2004, com a expansão tecnológica, a utilidade, a acessibilidade, e o significado da internet para os usuários, a partir da popularização da banda larga e do desenvolvimento de linguagens e recursos mais interativos. Com a evolução dos recursos tecnológicos disponíveis foram desenvolvidos softwares que permitem uma ação ativa e dinâmica na relação homem-máquina. As trocas on-line passaram a ser em tempo real com rapidez e segurança, multiplicaram-se os recursos e aplicativos e o acesso atingiu as diversas classes sociais.

A partir de então, pôde-se utilizar todo o potencial didático pedagógico e semântico que a WEB 2.0 proporciona. Distâncias foram encurtadas, limitações foram resolvidas e foi possível estabelecer um mecanismo educacional, que vai para além dos aspectos de tempo e espaço. O que foi providencial para os cursos à distância, para os quais a interatividade, as trocas de informação e comunicação virtual são a base de sustentação do processo de formação e avaliação dos alunos.

Entretanto, para que a prática da EaD se torne comumente e eficaz, é necessário compreender as linguagens da mídia e adquirir conhecimento dos recursos tecnológicos da WEB, tanto por parte dos professores, como dos alunos. A amplitude de possibilidades de recursos a serem utilizadas, vão favorecer não só o trabalho do professor, mas o processo de aprendizagem do aluno, como também o compartilhamento de informação, já que os conteúdos podem ser acessados via internet e servir de fonte de pesquisa para outras pessoas.
 
É realmente uma forma inovadora de educação, para a qual os recursos são diversos, só é preciso que os educadores possam desenvolver estratégias de utilização que mobilize e motive os alunos, e que a utilização destes recursos propicia uma relação mais estreita entre os alunos, os profissionais de ensino e a instituição.

Creio que o uso do potencial da WEB 2.0 é fundamental, não só para a educação à distância como para a educação presencial. Hoje em dia com o advento das novas tecnologias é impossível que a educação não se utilize destes recursos didáticos tão úteis e dinâmicos. Entretanto, com certeza essa nova mentalidade educacional e modalidade de ensino trará muitos desafios para os professores, porque a cada dia a evolução é maior, que requer uma necessidade de aprendizado constante, de aperfeiçoamento contínuo. A pessoa tem que ter a ideia de que se parar não consegue dar conta, e o professor na era digital não vai ser aquele que apenas ensina todos os dias, mas aquele que aprende e reaprende a cada dia. Com carinho. Cássia.


 


  Mesmo reconhecendo todo o potencial
  interativo da era digital,
  não nego que sinto falta da proximidade relacional
  que só um encontro pessoal e aconchegante
  pode proporcionar.
  Cássia.





Referência no comentário 1:

Um comentário:

  1. SOARES, Ismar de O. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação. São Paulo, 23: 16 a 25, jan./ abr. 2002. Disponível em:
    http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37012/39734.

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