Amigos
é preciso ao iniciar a nossa discussão ressaltar que a educação é um desafio,
pois não basta conhecer determinado assunto ou simplesmente falar sobre ele, é
preciso o domínio de técnicas, para favorecer o processo de
ensino-aprendizagem, de acordo com as demandas que cada momento histórico, tipo
de público, temática e outros fatores irão determinar.
Neste
sentido, a tecnologia sempre fez parte do processo educacional, desde o uso do
mimeógrafo ou retroprojetor, às técnicas atuais de comunicação e interação que
denotam um espectro amplo de possibilidades de aplicação. Necessita, contudo,
de adaptação nas instituições de ensino, formação dos professores e suporte aos
alunos, para poder ter uma atuação de qualidade com uma realidade que, a cada
dia, torna-se mais rápida e complexa.
Isso
porque a educação, que é influenciada sócio-culturalmente, não poderia ficar
alheia às inovações tecnológicas que adentram a vida das pessoas. Passa-se a
perceber a interface essencial entre – tecnologia, comunicação e educação,
havendo mudança na prática pedagógica e didática educacional. Na
vanguarda contemporânea desta nova visão educacional, temos o avanço da educação
à distância, comumente denominada de EAD.
A
Educação à distância é uma modalidade educacional, na qual o aluno e o
professor estarão separados fisicamente e terá, essencialmente, a interface da
tecnologia computacional na sua prática, o que a distingue do ensino
presencial.
As
atividades podem ocorrer de maneira síncrona, quando professores e alunos,
ainda que separados com relação ao espaço, estão conectados simultaneamente em
tempo real. Ou poderão ser assíncronas quando professores e alunos estarão
separados tanto no espaço quanto no tempo.
Com
se percebe a EaD traz a novidade da separação espacial e temporal entre
professores e alunos, o que possibilita a manipulação dos mesmos em favor da
educação e de acordo com as necessidades do aluno, que poderá estudar quando e
onde puder.
A
modalidade de educação à distância pode ser utilizada de diversas formas, como
em cursos de aperfeiçoamento, educação fundamental e básica. Mas,
essencialmente, no Brasil ela tem sido usada na Educação Superior, em cursos de
Graduação e na Pós-graduação, favorecendo o acesso para pessoas que tenham
dificuldade de cursar uma formação presencial.
Contudo,
para que a EaD pudesse ter o seu potencial de atuação ampliado, foi essencial o
desenvolvimento de recursos e tecnologias interativas. Especialmente, o advento
da WEB 2.0 que permitiu não só o acesso à informação, mas uma interatividade
efetiva com os conteúdos, bem como entre os sujeitos, via internet.
O
conceito de WEB 2.0 surge em 2004, com a expansão tecnológica, a utilidade, a
acessibilidade, e o significado da internet para os usuários, a partir da
popularização da banda larga e do desenvolvimento de linguagens e recursos mais
interativos. Com
a evolução dos recursos tecnológicos disponíveis foram desenvolvidos softwares
que permitem uma ação ativa e dinâmica na relação homem-máquina. As trocas
on-line passaram a ser em tempo real com rapidez e segurança, multiplicaram-se
os recursos e aplicativos e o acesso atingiu as diversas classes sociais.
A
partir de então, pôde-se utilizar todo o potencial didático pedagógico e
semântico que a WEB 2.0 proporciona. Distâncias foram encurtadas, limitações
foram resolvidas e foi possível estabelecer um mecanismo educacional, que vai
para além dos aspectos de tempo e espaço. O que foi providencial para os cursos
à distância, para os quais a interatividade, as trocas de informação e
comunicação virtual são a base de sustentação do processo de formação e
avaliação dos alunos.
Entretanto,
para que a prática da EaD se torne comumente e eficaz, é necessário compreender
as linguagens da mídia e adquirir conhecimento dos recursos tecnológicos da
WEB, tanto por parte dos professores, como dos alunos. A amplitude de
possibilidades de recursos a serem utilizadas, vão favorecer não só o trabalho
do professor, mas o processo de aprendizagem do aluno, como também o
compartilhamento de informação, já que os conteúdos podem ser acessados via
internet e servir de fonte de pesquisa para outras pessoas.
É realmente uma forma inovadora de educação, para a qual os recursos são
diversos, só é preciso que os educadores possam desenvolver estratégias de
utilização que mobilize e motive os alunos, e que a utilização destes recursos
propicia uma relação mais estreita entre os alunos, os profissionais de ensino
e a instituição.
Creio
que o uso do potencial da WEB 2.0 é fundamental, não só para a educação à
distância como para a educação presencial. Hoje em dia com o advento das novas
tecnologias é impossível que a educação não se utilize destes recursos
didáticos tão úteis e dinâmicos. Entretanto, com certeza
essa nova mentalidade educacional e modalidade de ensino trará muitos desafios
para os professores, porque a cada dia a evolução é maior, que requer uma
necessidade de aprendizado constante, de aperfeiçoamento contínuo. A pessoa tem que ter
a ideia de que se parar não consegue dar conta, e o professor na era digital não vai ser
aquele que apenas ensina todos os dias, mas aquele que aprende e reaprende a cada
dia. Com carinho. Cássia.
Mesmo reconhecendo todo o potencial
interativo da era digital,
que só um encontro pessoal e aconchegante
pode proporcionar.
Cássia.
SOARES, Ismar de O. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. Comunicação & Educação. São Paulo, 23: 16 a 25, jan./ abr. 2002. Disponível em:
ResponderExcluirhttp://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37012/39734.